sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ORGULHO EM SER GAÚCHA

Na próxima segunda-feira os gaúchos e gaúchas de todas as querências relembram um dos momentos mais marcantes de nossa história: REVOLUÇÃO FARROUPILHA.
20  DE SETEMBRO DE 1835 teve inicio uma das páginas mais sangrentas do nosso povo. Comemoramos não por bairrismo, ou por nos acharmos melhores, mas por que valorizamos nossos antepassados, o quanto tiveram que lutar e dar a vida por todos nós. Famílias que se doaram em prol de um ideal, o ideal farroupilha: Liberdade, igualdade e humanidade.


Há sete anos moro no estado vizinho ao meu Rio Grande; apesar de estar bem pertinho, sinto a saudade como se estivesse há milhares de quilometros. Parece que quando estamos longe dos pagos nos sentimos mais gaúchos ainda, nos emocionamos quando ouvimos o nosso hino, achamos "cult" andarmos pilchados, valorizamos nossos costumes, nossas cores, nosso sotaque. Nunca fui "tradicionalista", mas sempre senti as tradições. Lembro da minha infância e adolescência quando meu pai costumava fazer churrasco nos domingos pela manhã ao som da boa música dos festivais( tertúlia, califórnia, coxilha, etc). Esta foto acima é a única que tenho vestida de prenda, e foi tirada quando defendi o CPF PIÁ DO SUL(santa maria) no FEGART( festival gaucho de arte e tradição), tocando meu violino.
Algumas pessoas costumam nos criticar, dizendo que nós gaúchos, somos muito bairristas e nos "achamos melhores" que os outros. Eu costumo dizer que não somos nem melhores nem piores, mas somos diferentes. Que outro estado do Brasil sabe cantar o seu hino, carrega sua bandeira, e tem orgulho das suas tradições?
Pois é, se isso é melhor ou pior não sei dizer, mas isso é diferente.
Sou daquelas que grita: AH EU SOU GAÚCHA!Canto o hino riograndense, sei o significado da nossa bandeira, e faço questão de não perder nosso sotaque. Não estou "nem aí" para os outros. Sou gaúcha, tenho um passado que me orgulha, e vou festejar o nosso dia mesmo longe de casa. Aqui não é feriado, então aproveitem por mim. Bjs e

                                               FELIZ DIA DO GAÚCHO!


.

HINO RIOGRANDENSE
LETRA: FRANCISCO PINTO DA FONTOURA
MÚSICA: JOAQUIM JOSÉ MEDANHA
Como aurora precursora

Do farol da divindade

Foi o vinte de setembro

O precursor da liberdade







Refrão

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra

De modelo a toda terra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra

II.

Mas não basta pra ser livre

Ser forte, aguerrido e bravo

Povo que não tem virtude

Acaba por ser escravo

Refrão

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra

De modelo a toda terra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra
 
trecho suprimido em 1966( regime militar)
 
Que entre nós, reviva Atenas



para assombro dos tiranos


Sejamos gregos na glória


e na virtude, romanos
 

Um comentário:

Luciana disse...

Olá! Aprendo muito com teus temas, sempre rico em informações, e se tratando das tuas origens, o resultado é melhor ainda. Você faz a diferença como ser humano e profissional, sempre inovando e acreditando que tudo dá certo, basta a sua pitada de conhecimento e aquele tempinho para se dedicar as suas escritas. Parabéns pelo blog e obrigada por deixar ser sua amiga. Bjs