sexta-feira, 26 de março de 2010

PARABÉNS PORTO ALEGRE

 .....ah Porto Alegre! Porto dos Casais, Porto dos grenais, a capital dos gaúchos está de aniversário hoje, e merece um destaque no blog. Além do charme característico da cidade, com seus prédios de arquitetura maravilhosa, na maioria das vezes reformados e tombados pelos órgãos públicos, Porto Alegre apresenta o progresso de uma cidade cosmopolita.


(foto retirada do site da cidade de Porto Alegre)
 Em Porto Alegre pode-se ver a tradição gaúcha  e o que tem de mais moderno. Um exemplo? Se quiseres ver como os gaúchos vivem é só dar uma passada no Brique da Redenção aos domingos, tu vais ver famílias inteiras passeando, os pais com os guris de mãos dadas, muitos tomando chimarrão, ou apenas sentados na beira do espelho dágua que tem no centro do Parque Farroupilha. Manifestações artísticas de todos os gêneros, passeatas e movimentos de uma sociedade organizada, que dá valor à familia, à tradição, aos costumes, mas também valoriza o novo.


 Com seus teatros, salas de cultura, museus, muitos destes onde já tive a oportunidade de estar no palco como violinista, o gaúcho valoriza o belo, a cultura. Quem nunca ouviu falar na Feira do Livro de Porto Alegre?Que no mês de setembro nos encanta com sua diversidade debaixo dos jacarandás floridos da Praça da Alfândega?


E o Teatro São Pedro, já conhecem?Com seu interior mágico com seus candelabros, e cadeiras de veludo? E o Teatro da OSSPA?A orquestra sinfônica mais querida dos gaúchos, que em breve ganhará uma complexo inteiro? Ah e a Usina do Gasômetro?

(foto by karla)
 E a Casa de Cultura Mario Quintana?Não esqueçamos dos outros palcos, o Estádio do Inter - Beira Rio, e o Estádio do Grêmio. Neles muitos espetáculos aconteceram, e olha que estou falando de futebol.

(foto by Flavia siqueira)
 O resto do país nos chamam de bairristas, mas como não ser?Se temos o pôr do sol mais lindo do mundo?

(foto by karla)
Somos desde muito ou esquerda ou direita, ou inter ou grêmio, etc. E o Mercado Público?Ah é lindo, principalmente quando chega o mês de setembro e podemos ver o pavilhão Riograndense no vão central do Mercado.

(foto by karla)
São tantas coisas boas e lindas pra falar de POA (como nós apelidamos Porto Alegre), mas deixo aqui apenas meu agradecimento à esta cidade que me acolheu há alguns anos atrás quando lá fui morar recém formada em fisioterapia. Problemas?Sim todos temos e esta senhora de 238 anos não seria a única a não tê-los, mas hoje é dia de festa, vamos celebrar e demonstrar nosso amor por Porto Alegre.
Aqui deixo meu abraço e minha admiração.
Conheçam Porto Alegre, vale a pena.

(foto by karla)
Bjos

3 comentários:

Ana Paula disse...

Lindo Karla...
Adorei teu post sobre essa cidade Maravilhosa que se chama Porto Alegre. Moro aqui a 7 anos mas parece uma vida inteira!
Karla... to em divida contigo... que horror, vou te mandar esse findi agora o teu premio... sorry!:)
Bjinhos

Luciana disse...

Passei e dei uma espiadinha no seu blog para ver as novidades. Semana cheia de Aniversários – Porto Alegre; Floripa...Você sempre proporcionando momentos de cultura e conhecimento. Parabéns por este leque de informações. Grande abraço, Luciana

Unknown disse...

Adorei a homenagem à Porto Alegre!
Adoro minha cidade e sou Gaúcha de alma.
Obrigada.
bjs