segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

IN MEMORY OF JOHN KENDALL (1917-2011)

(john D. Kendall 1917-2011)
Já fazem muitos anos que tudo isso aconteceu, mas hoje minha memória foi acionada por uma notícia muito triste, a morte de um dos professores Suzuki mais queridos e competentes. No dia 6 de janeiro de 2011 morreu a pessoa que trouxe o ´MÉTODO SUZUKI para a América do Norte( Estados Unidos) e por consequência influenciou milhares de professores, pais e crianças em todas as Américas. Estou escrevendo estas palavras e as lágrimas teimam em cair, por que me recordo da minha infância, mais precisamente no ano de 1980 quando participei do Encontro Suzuki de Santa Maria, como aluna, e tive o prazer de ter aulas com este mestre.
Pessoa amável e gentil, que com jeitinho conseguiu com que crianças brasileiras do interior do sul do país entendessem suas aulas( mesmo em inglês) e participassem ativamente de todas as técnicas de aula propostas por ele.
Lembro do sorriso, da voz e da careca, rsrsrs...imaginem, crianças santamarienses tendo sua primeira experiência em um curso suzuki e mais ainda, primeira vez com professor estrangeiro.
Lembro até o hoje o que tocamos, na época eu já estava mais adiantada no método, mas todos tocamos gossec - gavote. Lembro do vestido esvoaçante que minha mãe havia feito para mim, com laço e babados, branco com pequenas rosas vermelhas. Lembro das tardes ensolaradas e quentes de santa maria e nós todas, crianças bem pequenas concentradas dentro do salão da escolinha jardim de infância Girassol, onde tinhamos também as aulas de violino com a Ir. Wilfried, e que por muito tempo fez parte de nossas vidas, e hoje ocupa lugar nas nossas lembranças mais doces.
Agradeço à oportunidade que tive de fazer parte de um grupo tão maravilhoso, e com isso um infância diferenciada de muitos, frequentando teatros, salas de música, concertos, e tendo o prazer de conhecer pessoas com o Prof. John Kendall.
Talvez naquele curso ele tenha sido o combustivel para me manter nos estudos de violino; quem sabe?
Obrigada querido Mestre.
Descanse em paz!
Thank you Mr. Kendall, rest in peace!
karla siqueira
(hoje fisioterapeuta, mas desde sempre violinista)



2 comentários:

Luciana disse...

Mais uma espiadinha no seu blog, e sempre,com pensamentos/sentimentos bem descritos. Bela homenagem!Bjs

Telmo disse...

Este Professor também me marcou profundamente neste mesmo curso em 1980! Foi ali que me convenci da utilidade e propriedade do Método Suzuki no ensino da música. Soube hoje por teu intermédio do falecimento. Minha homenagem. Parabéns a ti pela sensibilidade!