terça-feira, 23 de março de 2010

PARABÉNS FLORIANÓPOLIS 284 ANOS




"Um pedacinho de terra perdido no mar...." .É esta a imagem que os visitantes tem ao chegarem em florianópolis de avião, bem como diz o hino da cidade, apenas" um pedacinho de terra perdido no mar".
A capital do estado de Santa Catarina é composta de duas porções. Uma delas fica no continente tendo alguns bairros muito importantes como Estreito, Coqueiros, Abraão, Bom Abrigo, e a segunda parte de Florianópolis fica numa ilha, chamada ilha de Santa Catarina.


Sim a cidade onde moro, a capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis tem continente e ilha, o que confunde muito os turistas que pensam que ao passarem as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles estão indo para outra cidade.

(foto by kaka)
Esta é uma foto que tirei na entrada da cidade sobre a ponte Pedro Ivo Campos( a segunda ponte a ser construida)tendo a visão da ponte de saída que é a Colombo Sales, e ao fundo a ponte Hercílio Luz um dos cartões postais mais lindos do país. As três pontes são a única ligação do continente à ilha, sendo que a Hercílio Luz não tem sido utilizada há alguns anos, e agora passa por uma reforma para voltar a servir de acesso entre ilha e continente.

Cidade capital com carinha de interior, com sua população formada por "exploradores europeus e índios", como diz a história. População medida pelo IBGE em 2009 é cerca de 408 mil habitantes. Temperaturas amenas quase o ano todo, mas que no verão podem passar dos 30° e no inverno ficam perto dos 10°.
Conhecida por suas praias, mais ou menos 42, uns dizem que é mais, mas realmente algumas não são habitadas e são de dificil visitação. As mais conhecidas são: PRAIA DOS INGLESES, JURERÊ INTERNACIONAL, MOLE, JOAQUINA, CAMPECHE, PRAIA BRAVA, CANASVIEIRAS, MOÇAMBIQUE. Dependendo da localização da praia ela serve para surf ou balneário para crianças como por exemplo LAGOINHA, DANIELA, PONTA DAS CANAS.
(praia dos ingleses- foto by kaka)
Além das praias de mar Florianópolis possui uma lagoa que se localiza mais do centro ao leste da lilha, a famosa LAGOA DA CONCEIÇÃO, passeio que a maioria dos turistas não conhecem, a  não ser quando passam pelo bairro em direção às praias da Joaquina e mole. Vale a pena conferir a culinária local nos bares da COSTA DA LAGOA, onde o passeio é feito de barco, como fazem os habitantes daquele local diariamente, já que por terra só conseguimos chegar até um dos pontos, depois só de barco mesmo.
(lagoa da conceição)
(pier da lagoa da conceição)
Floripa, com chamamos carinhosamente a cidade de Florianópolis tem uma geografia privilegiada, praias lindas, povo acolhedor,mas como toda a cidade que cresceu muito rápido, apresenta alguns problemas de infraestrutura. Entretanto hoje é dia de festa e vamos deixar de lado as tristezas.
Bem amigos foi apenas "um pedacinho" do lugar que escolhi para viver, que sirva de convite e que venham visitar Florianópolis, como turistas conscientes, cuidando com o lixo, ajudando a proteger nossas praias, para que esta terra linda continue linda.
PARABÉNS FLORIANÓPOLIS- 284 ANOS

3 comentários:

Luciana disse...

Esta gaúcha dá um banho no seu Blog! Sempre criando e abordando assuntos de interesse geral. Hoje, gentilmente, dedicou-se em poucas palavras e fotos ilustrativas sobre a nossa ilha. Abraçou a ILHA com todo seu carinho, Floripa é tudo isto aí (e mais...) descrito muito bem pela Karla. Parabéns!!!! Um grande abraço, Luciana

karla siqueira disse...

Obrigada Luciana!
Eu amo Floripa, a cidade é linda e as pessoas são muito queridas. Fui muito bem recebida quando cheguei em 2003.
Obrigada pelos elogios.
bjs

Lore disse...

Lindas fotos! Passei para fazer uma breve vista deixar um super beijo!