domingo, 8 de novembro de 2009

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

Olá queridos amigos. Demorei para postar por que estive pensando sobre o que falar aqui no blog, e me dei conta que nunca havia falado sobre a minha profissão, e principalmente sobre a minha área da atuação: RPG( Reeducação Postural Global).

                                                     
Reeducação Postural Global
       A fisioterapia no Brasil enquanto profissão é legalizada desde 14 de oububro de 1969, com o decreto lei nº 938. Historicamente podemos verificar que o maior desenvolvimento da fisioterapia mundialmente se deu nos períodos pós 1ª e 2ª guerras, quando os soldados voltavam para casa com graves lesões, mutilações e com dificuldades de reintegração à sociedade. Foi assim que os primeiros tratamentos fisioterapêuticos surgiram.
      Por volta de 1940 FRANÇOISE MÉZIÈRES iniciou o trabalho com as cadeias musculares, que com o passar dos anos daria origem à diversos métodos de tratamento fisioterapêuticos, entre eles: kabbatt, bobath, GDS e o método de Reeducação Postural Global( RPG). A Reeducação Postural Global foi desenvolvida por Philippe Souchard na França na década de 70 tendo como base o trabalho de Françoise com as cadeias musculares. Serve de tratamento para desvios posturais como: hiperlordose, cifoses e escolioses. Através de alongamentos, exercícios de fortalecimento e posturas conseguimos reposicionar a coluna, diminuindo os desvios irregulares ou mesmo desfazendo-os. Como o nome está dizendo é uma reeducação, por que o nosso corpo com o passar dos anos, ou mesmo por algumas patologias acaba "esquecendo", se posicionando de modo errado, e através da RPG é como se o corpo relembrasse do ideal postural, e voltasse ao que consideramos "normal". É global por que trata o indivíduo como um todo, e naõ em partes como a maioria dos tratamentos, e é postural por que através de exercícios e posturas conseguimos levar o paciente a postura ideal. Uma sessão de RPG tem duração de 45min à 1h, e o que se preconiza é a realização de pelo menos uma sessão por semana. O tratamento de RPG serve como aliado aos tratamentos de fisioterapia convencional, auxiliando na diminuição de dores articulares, musculares e até mesmo melhorando a estética, já que muitas vezes a famosa "barriguinha" nada mais é do que a fraqueza de um grupo muscular, a retração de outros grupos musculares e a má postura. Ficaram curiosos? Para fazer o tratamento basta procurar um fisioteapeuta que possua esta especialidade, e que através de uma avaliação postural pode fazer um diagnóstico fisioterapêutico e traçar uma proposta de tratamento com base nos princípios da RPG.
Beijos e boa semana

3 comentários:

Luciana disse...

Karla, voce acertou mais uma vez...escreveu sobre a sua profissão, que hoje está em alta, a minha "curiosidade" já matei faz dois anos, pois, precisei fazer algumas sessões de RPG, e este ano, foi bem melhor o tratamento. E recomendo, que façam com esta profissional competente (Karla), a gente aprende a aprender a ter postura correta, enfim, basta querer e ter vontade de melhorar. Que voce trilhe, brilhantemente, cada vez mais nesta sua missão que tanto amas. Bjs

Unknown disse...

Querida Karlinha, muito legal seu post! Deve ser muito bom ajudar assim as pessoas!

Mais uma vez obrigada pelas visitas e comentários que eu adoro lá no Mosaicos! :-)

Beijo e bom findi aí nessa delícia de ilha.

Clau

Unknown disse...

Oi,

Saudades de você, anda sumida! :-)

beijos e bom findi,

Cacau